quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CORPO E MOVIMENTO: COORDENAÇÃO MOTORA

PROJETO INTERDISCIPLINAR
CORPO E MOVIMENTO: COORDENAÇÃO MOTORA

GRUPO: EDUCAR PARA AMAR

COMPONENTES: Patrícia Maria, Lizete Araujo, Márcia Rafael, Elaine e Tatiane Gama


É comprovadamente indiscutível os benefícios que o trabalhar com atividades corporais traz para a criança, nos vários níveis mental, corporal, cognitivo e emocional. As crianças que são trabalhadas suas capacidades através do movimento corporal, observa-se um melhor aproveitamento nas percepções, resoluções de problemas, desenvolvimento da atenção,aprimoramento da inteligência,na construção de seu desenvolvimento global.
Por tanto, só há caminho para uma verdadeira educação integral, através de um trabalho que integre o ser como um todo, isto é corpo e mente. O professor precisa perceber a importância de se deixar a criança vivenciar sua aprendizagem. Ser um aprendiz ativo, construtor do seu saber e não apenas um mero expectador robotizado, sem expressão.
Trabalho de Identidade: Projeto “Quem sou eu”
Trabalho realizado com crianças de 3 a 6 anos
Objetivo; Levar o aluno a perceber-se como indivíduo, tanto fisicamente, conhecendo seu corpo, suas partes e funções, como também, conhecer sua história, linha do tempo, percebendo sua história desde seu nascimento. Fazer com que o aluno comece a construir sua identidade,percebendo-se como sujeito único e diferente dos demais, devendo ser respeitado como pessoa e respeitar os demais colegas cada um com suas diferenças individuais.

ATIVIDADE SUGERIDA

O trabalho é desenvolvido gradativamente em que são experimentadas várias situações em que os alunos descobrem os cinco sentidos, com jogos, brincadeiras e comparações.
O trabalho com o corpo vai complementar. Utilizando-se de expressão corporal, os pequenos conhecem melhor as partes do corpo, dá vazão as necessidades de movimento, exercitam a parte motora e desenvolvem também o sentido de lateralidade.


Desengonçada
Bia Bedran
Composição: Bia Bedran
(refrão)
Vem dançar, vem requebrar
Vem fazer o corpo se mexer
Acordar
É a mão direita, mão direita, mão
Direita agora,
A mão direita, que eu acordar.
É a mão esquerda, a mão esquerda,
A mão esquerda agora
As duas juntas que eu vou acordar
(refrão)
É o ombro direito, é o ombro direito,
É o ombro que eu vou acordar.
É o ombro esquerdo, é o ombro
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o cotovelo direito, é o cotovelo
Direito
É o cotovelo que eu vou acordar
É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o braço direito, é o braço direito
É o braço que eu vou acordar
É o braço esquerdo, é o braço
Esquerdo
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o joelho direito, é o joelho direito
É o joelho que eu vou acordar
É o joelho esquerdo, é o joelho
Esquerdo,
Os dois juntos que eu vou acordar
(refrão)
É o pé direito, é o pé direito, é o
Pé direito agora
É o pé direito, que eu vou acordar
É o pé esquerdo, é o pé esquerdo
É o pé esquerdo agora
Os dois juntos que eu vou
Acordar
(refrão)
É a cabeça, os ombros, as mãos,
Cotovelos e braços
Que eu vou acordar
A cintura, a barriga, o bumbum,
Os joelhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário